Movimento Estudantil se fortalece no IFAC

Atendendo ao convite do Instituto Federal do Acre - IFAC, nesta quarta feira, dia 07, diretores e militantes da União Nacional dos Estudantes – UNE e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES no Acre, Jeffrey Caetano, Helbert Souza, Higor Ramon, Clauderson Santos e Francisco Panthio estiveram na Reitoria.


Na reunião foi planejada a participação dos estudantes do IFAC na 9ª Bienal da UNE e a 13ª Encontro Nacional de Escolas Técnicas - ENET da UBES, ambos no Rio de Janeiro. As entidades receberam o convite para virem para o IFAC e juntas estruturarem o Centro Acadêmico-CA, o Diretório Central dos Estudantes-DCE e o Grêmio Estudantil do Instituto. 

Através da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, o Instituto estará oferecendo apoio para a ida de representantes de alunos dos cursos técnicos e superiores do IFAC nos dois eventos. A seleção dos participantes será feita pelas organizações estudantis.

9ª Bienal da UNE

A 9ª Bienal da UNE se integra às comemorações dos 450 anos da Capital do Rio de Janeiro e acontece de 1 a 6 de fevereiro. O tema é “Vozes do Brasil” e faz um convite à reflexão sobre a linguagem no Brasil, a variabilidade linguística e seus diferentes registros, a relação da fala e da escrita com os diferentes lugares sociais de um país ainda marcado por fortes desigualdades.

13ª ENET
O Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES será no mesmo período da Bienal da UNE, considerando a irmandade das instituições. O Encontro será no período de 1º a 4 de fevereiro também no Rio de Janeiro. O tema é “O ensino técnico que a gente quer: Acesso, expansão, qualidade e assistência estudantil”. A programação reunirá jovens das mais diversas escolas técnicas e Institutos Federais do país nas mesas de debate, campeonato de futsal feminino e masculino, feira de estágios, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Comentários

“Agradeço ao IFAC pela iniciativa em se aproximar das entidades estudantis organizadas. Isso mostra maturidade e responsabilidade por parte da instituição, também mostra que o IFAC compreende a importância de se fazer a construção coletiva. Esse é um momento ímpar para o movimento estudantil acreano. A instituição está de parabéns, quem tem a ganhar são os estudantes”, elogiou Higor Ramon, coordenador do coletivo Quilombo e militante da UNE.

“O movimento estudantil significa a vida organizacional dos estudantes. É através dessa organização que são pautadas as grandes bandeiras de lutas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES. Estamos na organização do XXI ENET,  o maior encontro da história dos estudantes de escolas técnicas do Brasil. O IFAC é muito importante porque é o Instituto que pauta a revolução tecnológica do Acre e também na região Norte. Tivemos uma grande vitória no Encontro Regional Norte de Escolas Ttécnicas que realizamos dentro da SBPC no Acre com uma grande parceria do IFAC. Foi muito bom discutir o ensino técnico da nossa região e vê os avanços que o Instituto Federal do Acre nos trouxe de benefícios. Nesse ENET histórico, por mais uma vez o Instituto Federal do Acre vem dando total apoio pela participação dos estudantes para discutir o que ainda precisamos avançar. Temos hoje uma forte organização estudantil e com certeza o IFAC vai ter uma bancada muito participativa que vai construir o melhor destino para a educação técnica brasileira”, destacou Clauderson Santos, diretor da UBES no Acre.

“Precisamos de um movimento estudantil organizado no IFAC que possa contribuir com as políticas educacionais da instituição. Tivemos recentemente muitos avanços que impactam diretamente no Ensino como é o caso da aprovação de todos os Planos Pedagógicos de Cursos - PPC’s - documentação primordial para a avaliação de cursos. A organização do movimento estudantil contribui para o avanço na oferta de Ensino com qualidade e por isso fizemos o convite para as entidades e agradecemos pelo apoio que elas têm manifestado ao IFAC. As portas estarão sempre abertas para os estudantes, esse é o motivo por estarmos aqui e o objetivo de nosso trabalho”, agradeceu o assessor especial da Reitoria, Prof. Fábio Oliveira.