Conhecendo o CEMAPE (Centro Municipal de Atendimento Pedagógico Especial) de Senador Guiomard

O CEMAPE (Centro Municipal de Atendimento Pedagógico Especial) foi criado em Senador Guiomard em 2005 após o fechamento da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O Centro funciona como um suporte de apoio para as escolas municipais e estaduais.  Márcia Lindoso gestora da instituição falou das dificuldades que a entidade enfrenta e do amor que é trabalhar pelas pessoas com necessidades especificas.

Márcia Lindoso (a esquerda) Aluna do CEMAPE (a direita)
Os alunos são registrados pela Escola Municipal Alberto Zaire pois o centro ainda não possuí registro, o processo burocrático dificulta a regularização da instituição, más já existe um projeto para que seja feita essa legalização.

O centro é mantido pela prefeitura municipal de Senador Guiomard e por doações recebidas da população. Em breve será construído um novo prédio fruto de uma emenda do Senador Aníbal Diniz em parceria com a prefeitura de Senador Guiomard. O governo federal não dispõe recursos para o centro pois o mesmo ainda não é registrado no MEC (Ministério da Educação e Cultura).


O centro atende hoje 62 alunos com necessidades especificas, os mesmos têm aulas de educação física e aulas pedagógicas. Os alunos desenvolvem também atividades de artesanato com materiais recicláveis. Também há três alunos que participam do campeonato estadual de bocha. A ideia do centro é inseri-los na sociedade. 

`` Não temos dinheiro, más temos amor e isso já é o bastante´´ finalizou Márcia. 


Alunos que participam do Campeonato de Bocha. 

Artesanatos produzidos pelos alunos