Senado elege Chico Mendes patrono do meio ambiente


O nome do líder seringueiro Chico Mendes foi aclamado em votação simbólica na noite da quarta-feira, 11, em sessão do Senado Federal. O projeto de lei 95/2013 concede a Chico Mendes o título de patrono do meio ambiente brasileiro. A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara, agora segue para promulgação.

O reconhecimento ao ambientalista vem na semana em que se completa 25 anos de sua morte. “Tendo o Senado aprovado o projeto de lei que institui Chico Mendes como patrono do meio ambiente do Brasil, significa que esta Casa está absolutamente sintonizada com o momento”, afirmou o senador Aníbal Diniz.
Os senadores Aníbal Diniz, Jorge Viana e o atual governador do Acre Tião Viana, tiveram a oportunidade de conviver com Chico Mendes e tiveram suas trajetórias políticas influenciadas pelos ideais do ambientalista. Chico sempre lutou pela promoção da igualdade social e o desenvolvimento econômico em perfeito equilíbrio com o meio ambiente.
Prêmio Chico Mendes de florestania
O comitê Chico Mendes Vive Mais realiza no próximo domingo, 15, a solenidade de entrega do prêmio Chico Mendes de florestania. Três categorias serão premiadas, uma delas inteiramente destinada aos estudantes da rede pública de ensino, e pessoas importantes durante a luta de Chico Mendes serão homenageadas.
O evento será realizado na Praça Povos da Floresta, esplanada do Palácio Rio Branco. A programação tem início a partir das 18 horas, ocasião na qual a projeção de imagens com tema “25 anos, Chico Mendes vive mais” será inaugurada.
Portal Acre