Jovens! Força e Determinação

O jovem é entendido por muitos como a parte ainda imatura do ser vivo. A parte ainda em desenvolvimento, em transação da fase de criança para adulta. E por muitas vezes tido suas atitudes como inconsequentes. Sim, talvez seja bem isso mesmo, porém não se pode ter tal atitude como uma verdade absoluta. Somos cheios de desejos, vontades, e muitas vezes por não saber ao certo como demonstrar agimos por força da emoção, e que ao meu vê é magnífico, confesso que muitas vezes assustador, mas magnífico. E que torna em decisivas questões indecisas em fração de minutos. E parte para o extremo das emoções em um piscar de olhos. E, sabendo que a vida é um contrato com cheios de perigos, todavia encaram com uma visão irreal do Mundo.

       Uma verdadeira combustão, que libera calor e luz, uma reação química de força e determinação, e,quando aliados a grandes sonhos, metas e projetos têm-se resultados estrondosos. Alguns devem está se perguntando, quais foram os resultados estrondosos alcançados por tais jovens, então vamos lá.

Maio de 1968 - França

Em maio de 1968 uma greve geral instalou-se na França, que como fogo em rastro de pólvora agregou significado e proporções revolucionárias, e teve como ponto de partida greves estudantis em universidades e escolas secundárias, e logo após, operários de fábrica juntaram-se ao grupo, alguns filósofos e historiadores afirmam que foi um o mais importante ato revolucionário do século XX.

Movimento Caras-Pintadas– Brasil

Um movimento estudantil brasileiro que se deu no decorrer do ano de 1992 tendo como objetivo principal o impeachment do presidente do Brasil que na época era o então Fernando Collor, e com bases em denúncias de corrupção e de medidas econômicas e desfavor do povo, estudantes foram às ruas com o rosto pintado de amarelo e verde, e por tal fato assim ficaram conhecido. Foram representados pela União Nacional dos Estudantes e União Brasileira de Estudantes Secundaristas que já viam de grandes conquistas em lutas sociais. Sendo elas passe livres em transportes públicos e meia-entrada em cinemas, posterior promulgação da Constituição Federal de 1988, e a tão desejada queda do Presidente Collor.

Manifesto 2013 - #VEMPRARUA


O manifesto tal que esse ano parou a mídia e a Nação. Evento organizado em sua maioria em redes sociais ganhou vida, tomou corpo e foi as ruas, em nome dos R$0,20 (vinte centavos) a menos no transporte público. Passaram a aderir novos grupos ao movimento que não só mais pediam a preço anterior do das tarifas, mas pediam educação de qualidade, saúde de primeiro mundo, reforma política, o fim da corrupção e entre outros. Onde muito se usou como grito de guerra o trecho do Hino Nacional, como “Verás que um filho teu não foge a luta...”. Esse grito ecoou por todo Brasil, que se ouviu aqui no Acre, e que o movimento realizado foi um dos poucos em que não houve ato de vandalismo generalizado.
I Congresso dos Universitários do Quinarí – Acessibilidade e Permanência dos Jovens na Universidade

       No dia 16 de Março 2013 foi organizado um Congresso para debater a acessibilidade e permanência dos jovens na universidade, e tendo como pauta principal o ônibus acadêmico que fazia o transporte dos mesmo as universidades, tendo em vista que não há campus acadêmico em nosso município, a única alternativa e nos deslocarmos para a cidade vizinha Rio Branco. Com esse Congresso, o ônibus continuou a fazer a rota Senador Guiomard – Rio Branco, e ainda tivemos a promessa de ganhar mais um ônibus para que melhor locomovêssemos e, ganhamos. Esteve presente nesse Congresso, representantes da União Nacional dos Estudantes e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, e conseguimos reunir o Senador, Deputados Estaduais e Federais, e também vereadores e vice-prefeito do município.
       E é desse grupo de conquistadores ao qual pertenço, e que estarei debatendo semanalmente. Grupo pelo qual fez e ainda faz grandes lutas e alcança grandes vitórias. Que para o Brasil e o mundo. Merecedora sim, de atenção. Voz que deve ser ouvida. E que vezes esquecida e entregue ao descaso. Mas que não deixa de ser forte e destemida. Prazer imenso em aqui escrever sobre nós, JOVENS!
Hálica Kaialy C. Figueira


http://www.oquinari.net/