Região do Juruá vai receber 84 mil mudas de plantas frutíferas e florestais


As mudas são produzidas pelo Viveiro da Floresta de Rio Branco, e serão doadas para instituições e comunidades, que desejam fazer pomares, reflorestar área degrada ou enriquecer planos de manejo.
As mudas são produzidas pelo Viveiro da Floresta de Rio Branco, e serão doadas para instituições e comunidades (Foto: Assessoria Sedens)
As mudas são produzidas pelo Viveiro da Floresta de Rio Branco, e serão doadas para instituições e comunidades (Foto: Assessoria Sedens)
São 27 espécies de plantas como: mogno, paricá, açaí, amarelão, andiroba, copaíba, sucupira, graviola, pupunha, seringueira, cumaru-ferro, cupuaçu, goiabeira, dentre outras.  Elas saíram na tarde de quinta-feira, 21, de Rio Branco em um caminhão baú com destino a Cruzeiro do Sul, cidade onde serão distribuídas.


As pessoas que vão receber as mudas, já estão relacionadas em um pré-cadastro elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), e a entrega será realizada na segunda-feira, 25, no Parque Industrial de Cruzeiro do Sul, localizado no bairro Nova Olinda. As mudas são gratuitas.
Desde que o Viveiro da Floresta foi criado em 2005, esta é a maior expedição de mudas já realizadas. “Nós temos um dos maiores viveiros da Amazônia brasileira, com 60 mil metros quadrados destinados à produção de mudas e mais de 60 espécies de plantas. Por outro lado, temos uma população que necessita de mudas para plantar, e esse será o principal papel do nosso viveiro, distribuir mudas de plantas gratuitas para quem desejar”, esclareceu o secretário da Sedens, Edvaldo Magalhães.
Atividades como essas acontecem corriqueiramente no viveiro da Unidade de Gestão Ambiental Integrada - Rio Liberdade – Ugai. O viveiro do local tem capacidade para 65 mil mudas de espécies frutíferas, e atualmente mantêm 75% de sua capacidade, as mudas produzidas por lá, já atendem toda a demanda do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório.
 Fonte: Governo do Acre