Cantinho do Zito é exemplo de produção rural e programa assistencial


Emendas do deputado Federal Flaviano Melo transformam entidade assistencial em exemplo de área produtiva. A transferência de tecnologia feita pela Embrapa para os 50 hectares da propriedade da entidade Cantinho do Zito, em Senador Guiomard mostra que, falta no campo, incentivos para aumentar a produção.
Numa área rural a oito quilômetros de Senador Guiomard na rodovia AC 40, o cantinho do zito ia ac40 foi implantado em 2003 para atender crianças e adolescentes em situação de risco. A ONG atende os jovens no sistema de semi-internato. A maioria desses garotos vivia em áreas rurais. Os jovens são obrigados a frequentar a escola, e no período da tarde participam de cursos, palestras, oficinas e reforço escolar. A fundadora da casa, Maria Aparecida da Silva, a Cidinha, como é conhecida, conta que os jovens que estavam nas ruas encontraram não apenas um lar mais um local de formação para seu futuro.
Cidinha tem o orgulho de mostrar as plantações que tem na chácara, como enormes e sadias berinjelas. Os internos ajudam a preparar o terreno, plantam e colhem. Parte da produção fica para o consumo da casa, que hoje tem 30 adolescentes, o restante é vendido nos mercados de Senador Guiomar de Rio Branco.
Nessa sexta-feira a administração da casa decidiu fazer uma prestação de contas. Com recursos de emendas individuais do deputado federal Flaviano Melo, o continho do Zito conseguiu uma parceria com a Embrapa para implantação de novas tecnologias na parte de produção. Os suínos criados na propriedade ficam em baias de madeira, agora os animais ficarão nessa estrutura nova chamada de gaiola. Outra produção do cantinho do Zito é o leite bovino. A Embrapa implantou a ordenha mecânica, com vacas que foram doadas de um pecuarista do estado do Paraná. Dos 62 litros produzidos diariamente 40 são vendidos no mercado e 22 consumidos pelos internos. A área onde estão as hortaliças e frutas foi implantada uma rede de irrigação, fazendo com que algumas espécies produzam o ano todo como o limão.
A transferência de recursos levou a Embrapa a implantar tecnologias de ponta como uma fossa séptica que transforma dejetos humanos em adubo, que pode ser usado no pasto e no pomar.
Fonte: Agazeta.net