Ação de Graça homenageia Frei que construiu Catedral, Instituto São José e Imaculada Conceição

Frei André Ficarelli, aos 90 anos completados nesta sexta-feira, dedica a emoção que sentiu ao povo acreano.
12 de outubro de 2012. Aniversário de 90 anos do missionário italiano que chegou ao Acre em 1950, após ser ordenado padre na cidade de Roma. Daqui ele nunca mais saiu. André Ficarelli, frei da Ordem Servos de Maria, reapareceu debilitado, nesta manhã, para receber justas homenagens como o homem que, com a ajuda do povo e uma dedicação exemplar, naquela época, planejou e construiu a Catedral que resiste até hoje com suas relevâncias arquitetônicas e artísticas bem preservadas. A missa de Ação de Graças reuniu autoridades como o governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim, empresários magistrados e fies de todas as idades.
Em sua fala, instantes depois de ser beijado por um coral de crianças trajados de anjos, André Ficarelli revelou estar prejudicado em sua visão, e não consegue andar sozinho. Amparado nos deslocamentos de que precisa realizar, ele manteve o bom humor, lembrou do médico cardiologista que o acompanha, e agradeceu a homenagem prestada pela Prelazia que comandou,inclusive, em dois momentos tristes para a comunidade católica: as mortes de Dom Júlio Matiolli e Dom Giocondo Maria Grotti.
“Quero morrer no Acre. Toda esta emoção que passei hoje dedico aos acreanos. Estou feliz por este dia. Muito obrigado”, disse André Ficarelli. Indagado sobre o que faria se tivesse saúde plena, ele respondeu: o que eu mais gosto é dar continuidade á obra de Deus, atender as pessoas, poder ajudar, aconselhar. Isto pra mim é vida”.
A Catedral é um monumento tombado como marco histórico e cultural do Estado do Acre que segue o padrão de suntuosas basílicas romanas. No seu tempo, a catedral foi chamada de O Milagre da Floresta, após ser erguida com recursos próprios e alguma ajuda que chegava até o padre enviada pela Província de Regio Emília (ITA).
Nas três naves que compõe o interior da igreja, pode-se ver 36 belos vitrais com as imagens de diferentes santos de devoção popular.E nas imagens da época, aparece o padre Ficarelli, ora lançando a pedra fundamental da catedral, ora em sua motoca, fazendo vistorias a obras igualmente importantes: o Instituto São José ,o Colégio Imaculada Conceição, e Palácio do Bispo - patrimônio dos católicos também planejado por este autodidata que não guarda mágoa do cidadão que um dia quis matá-lo jogando álcool e fogo em seu corpo. O atentado, ocorrido dentro da igreja que ele ajudou a construir, é um incidente superado para quem assumiu o comando da prelazia em dois momentos tristes da história: as mortes de Dom Júlio Matiolli e Dom Giocondo Maria Grotti
Os mais antigos fizeram questão de estar perto do religioso, que, apesar da dificuldade de ficar de pé, recebeu o cumprimento de todos. A partir de hoje, uma placa comemorativa , afixada no interior da igreja, será o símbolo de sua dedicação ao próximo. E um desejo subliminar de todos os católicos por vida longa ao Frei Ficarelli.
Fonte: Agazeta.net