Tradição e história: Polícia Militar completa 96 anos

Para comemorar seus 96 anos de existência, a Polícia Militar do Acre irá promover praças e oficiais na mesma data. Mais de 300 policiais alcançam um momento especial na vida militar e um passo importante em suas carreiras. A formatura de valorização e promoção será nesta sexta-feira, 25, às 17 horas, em frente ao Quartel do Comando Geral (QCG).
Aproveitando a oportunidade, o comandante-geral, coronel José dos Reis Anastácio, fará a entrega de medalhas A policiais da reserva, como forma de valorizar e homenagear aqueles que já deram sua contribuiçãoà corporação.
Quase um século de corporação
Em 25 de maio de 1916, o governo federal, por meio do decreto 12.077, criava as companhias regionais, com a missão de conservar a ordem pública em cada departamento, inclusive no recém-criado Alto-Tarauacá. Nascia ali a p
A maior transformação da corporação nesses anos foi a aproximação com a comunidade através dos programas de política comunitária, como o Cinema na Escola, A Escola Faz Direito, Um Passe Para a Cidadania e o Programa de Erradicação das Drogas (Proerd), que atende mais de 100 mil alunos nas redes de ensino pública e privada do Acre.
Essas iniciativas, em sua maioria idealizadas pelos próprios policiais que estão sempre dentro das comunidades e através de um olhar direcionado aos problemas sociais, desenvolvem projetos para promover a paz e a interação com a população.
A professora Raimunda Elizete explica bem esse sentimento. “Antigamente a gente olhava os militares na rua e tinha receio de conversar com eles, de alguma forma pareciam distantes de nós. Hoje, em cada esquina da cidade, é mais um amigo que faço.”
rimeira denominação da hoje Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).
Desenvolvimento
Como órgão fundamental da segurança estadual, a Polícia Militar é responsável pela manutenção da ordem pública e paz social, cumpre com destaque o papel de fortalecimento do Estado Democrático de Direito, por meio da fiel observância do cumprimento da lei, mesmo nos momentos de maior dificuldade, e se orienta do ponto de vista da gestão policial, qualificando o trabalho policial com descentralização do planejamento das operações, com bases em análises criminais existentes em cada uma das suas áreas de atuação, conforme indica uma das mais modernas metodologias de policiamento, como forma de solução ao enfrentamento da violência e da criminalidade.
Aos 96 anos, a Polícia Militar do Acre busca fortalecer sua atuação perante a sociedade e ao cidadão, adotando uma postura de maior proximidade no seu policiamento ostensivo, maior qualificação de seus comandos regionais e, principalmente, com ênfase nos valores basilares da corporação traduzidos na disciplina e na hierarquia.
Nos últimos anos a gestão pública voltou seus olhos para a segurança e evoluiu no sentido de reaparelhamento, capacitação, estrutura e valorização dos profissionais.Hoje todos os policiais possuem coletes balísticos, as armas são de primeira linha e os batalhões contam com viaturas novas, entre carros, motos, quadriciclos e bicicletas, que permitem um patrulhamento ostensivo de qualidade, além do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), que forma e capacita profissionais de segurança pública na melhor estrutura para a melhor prestação de serviço.