Mulher internada na MBH apresenta sintomas da gripe suína; grávida morreu no HUERB

Uma mulher cujo nome vem sendo mantido em sigilo pela direção da maternidade Barbara Heliodora, em Rio Branco-ac, está internada no setor semi intensivo daquela unidade de saúde apresentando os sintomas da gripe H1N1, doença conhecida como gripe suína. A paciente está sob total vigilância dos médicos e deve ser submetida nesta quinta-feira, 15, aos exames que podem identificar a presença do vírus da gripe no corpo humano.
A suspeita deixou em alerta a direção do hospital, depois que outra mulher faleceu no HUERB na última segunda-feira, 12. Eliane Uchoa da Silva, de 26 anos, que estava grávida de cinco meses, morreu na última segunda-feira depois de apresentar um quadro grave de pneumonia, que evoluiu para uma infecção generalizada. A pneumonia é um dos principais sintomas da H1N1, por isso todos os funcionários da MBH que tiveram contato com a paciente que foi a óbito foram obrigados a realizar os exames que pode atestar a doença.
“Eles mandaram a gente aqui pro Pronto Socorro onde fizemos exame de sangue e de coleta de saliva. Lá na maternidade há uma paciente internada com a suspeita da doença e como nós tivemos contato com a mulher que morreu, mandaram a gente vir fazer os exames”, comentou uma das servidoras que aguardava o resultado do exame na tarde desta quarta-feira.
O diretor técnico do HUERB, Giovane Casseb negou qualque ligação sintomatológica entre a paciente que morreu e a que está internada. Segundo ele, a mulher que faleceu apresentava os sintomas de uma pneumonia bacteriana, que não tem ligação com os sintomas da H1N1.
Esse caso de suspeita será acompanhado de perto, garantiu o gerente interino de Vigilancia Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, José da Conceiçao Guimaraes.

Funcionários e pacientes usam máscaras no HUERB
A noticia da suspeita de um caso da H1N1 fez a direçao do HUERB adotar uma medida preventiva contra o vírus da doença. Nos corredores e enfermarias do hospital, todos são obrigados a usar máscaras para evitar um possível contato com o perigosos vírus.
Fonte: Ac24horas