Fama de Lula passou do limite




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 65, recebeu hoje (27) mais um título honoris causa. Desta vez, foi concedido pela universidade francesa Sciences Po. Com esse, já são sete títulos.

Ele foi entregue em homenagem à sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de seu País. "É para mim uma grande honra recebê-lo, e ainda maior porque sou o primeiro latino-americano", declarou Lula na cerimônia, referindo-se ao fato de que o instituto premiou pouqu[issimas personalidades.

Leia também:

Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula



O Sciences Po foi fundado em 1871 e premiou apenas 16 pessoas em toda a sua existência. Antes de Lula, apenas um ex-presidente havia recebido o mesmo título, no caso, o tcheco Vaclav Havel, em 2009.

Durante a cerimônia, diante de um auditório lotado de estudantes e personalidades políticas, como o ex-primeiro ministro português, José Sócrates, Lula criticou a postura das instituições financeiras dos Estados Unidos e da Europa, que preferiram se esconder no início da crise econômica de 2008 e demoraram para responder à ela.

Em entrevista a estudantes brasileiros da instituição, Lula ressaltou o papel do jovem na política. “Um jovem não tem direito de desanimar nunca, sobretudo com a política. Qualquer pessoa, até eu posso desanimar porque já estou mais perto do céu do que da terra. Agora um jovem, quando não estiver acreditando mais em nada, ele tem que entrar na política porque ele pode ser a coisa boa que falta na política de um país”, declarou o ex-presidente brasileiro. Para exemplificar, citou a Primavera Árabe lideradas por jovens.

Lula considerou o título um reconhecimento para seu País. “Eu acredito que é muito mais do que uma homenagem pessoal; representa o reconhecimento do esforço que o povo brasileiro fez pra que a gente pudesse construir a democracia que construímos e (alcançar) as conquistas sociais que o Brasil obteve. É uma homenagem a 190 milhões de brasileiros”. Do blog com agencias
Do blog João Rego