Empresa Triunfo fez barragens e represou mananciais no ramal Cachoeira

Imac notifica empresa Triunfo por construir passagens de caminhões onde não deveria 

madeira_riozinho_dentro_fotoColonos estavam convivendo com represamento de mananciais (Foto: Divulgação)
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) notificou a empresa Laminados Triunfo para que num prazo de 72 horas faça a desobstrução do riozinho do Rola e do Igarapé Vai-se-Ver, ambos no ramal Cachoeira, distante 84 quilômetros de Rio Branco.

A empresa Triunfo foi denunciada pelos moradores da região. Para facilitar, a retirada da madeira de um projeto de manejo, a empresa decidiu fazer barragens nos mananciais e garantir a passagem dos caminhões carregados com as toras.

No Riozinho do Rola, o maior afluente do rio Acre, a empresa colocou barro em 35 metros de um barranco para outro, deixando apenas um pequeno espaço para a água passar.

No Igarapé Vai-se-ver, colocou pedaços de troncos de árvores e dezenas de carradas de barro até conseguir fazer uma barragem no igarapé, chegando a represar a água.

Agentes do Imac foram até o local, na manhã desta quinta-feira e verificaram o dano ambiental.

Depois seguiram até o final do ramal onde fica o acampamento da empresa.

O gerente do plano de manejo, Walteir Costa, recebeu a notificação para retirar o barro do leito dos mananciais e recuperar a área atingida.

Walteir informou que o material seria retirado apenas no final de outubro, mas como foi notificado vai começar os serviços o mais rápido possível.

A empresa Triunfo tem autorização do Governo do Estado para manejar a área do seringal São Bernardo por 35 anos. A média de corte por mês chega aos 15 mil hectares, ou 3.570 árvores.

O diretor de fiscalização do Imac, Paulinho Viana, informou que os agentes fizeram uma vistoria no manejo da empresa e ficou constatado que não existem irregularidades.

“O único problema que encontramos foi a obstrução dos mananciais. Se a empresa corrigir não vai sofrer sanções. Caso não recupere a área, vamos aplicar multas com valores altos”, afirmou.
Fonte agazeta.net