SBT.30 ANOS DE HISTÓRIA.

Sinopse

Apresentado por Patrícia Abravanel[3] , a atração relembrou os momentos históricos da emissora, abordando ícones que marcaram os trinta anos do SBT. Fatos importantes do jornalismo, trechos dos programas humorísticos, depoimentos de atores, jornalistas e apresentadores e os reality shows são apenas alguns dos temas relembrados pelo Festival.

A Praça É Nossa (7 de maio de 2011)[4]

O primeiro Festival SBT 30 Anos mostrou um pouco da história do programa desde o início em 1957, os personagens inesquecíveis, convidados especiais, programas temáticos e erros de gravação.

 Programas Infantis (14 de maio de 2011)[5]

O segundo especial, exibido no dia 14 de maio de 2011, relembrou programas infantis que fizeram história na casa e homenageou os apresentadores Angélica, Jackeline Petkovic, Sérgio Mallandro, Mara Maravilha, Eliana, Maisa, Mariane, Simony, Valentino Guzzo (Vovó Mafalda), Priscilla e Yudi.
Outra atração lembrada foi a Parada do Dia da Criança, um sucesso nos anos 80 em que os artistas da emissora e personagens infantis como a Turma do Mickey desfilavam, será relembrada, inclusive com toda a emoção de Silvio Santos. A dupla Sandy e Júnior, em início de carreira, aparece junto com Mara Maravilha.

 Bozo (21 de maio de 2011)[6]

Ícone dos anos 80, Bozo foi o destaque do terceiro programa série exibido no dia 21 de maio de 2011. A atração mostrou vídeos raros sobre o palhaço que fascinou crianças e adultos de 1981 a 1991. Conta com riqueza de imagens a história do Bozo, que surgiu nos EUA, e veio para o Brasil pelas mãos de Silvio Santos, apresentou todos os personagens integrantes da família Bozo: Papai Papudo, Vovó Mafalda (a primeira palhaça vivida por um homem), Valentino Guzzo, Professor Salci Fufu, Garoto Juca, Bozolina e King Bozo e depoimentos de Wandeko Pipoca, Luís Ricardo e Arlindo Barreto, que interpretaram Bozo em diferentes fases, de jornalistas e de fãs do palhaço.

 Grandes ícones (28 de maio de 2011 e 4 de junho de 2011)

No quarto especial da série que foi ao ar no dia 28 de maio, mostrou apresentadores que fizeram história na emissora como Lolita Rodrigues, Aírton Rodrigues, Ferreira Neto, Flávio Cavalcanti, Jota Silvestre, Carla Perez, Adriane Galisteu, Ellen Jabour, Claudete Troiano, Sônia Abrão, Christina Rocha, Silvia Abravanel, Márcia Goldschmidt e Regina Volpato e passando por artistas consagrados como Moacyr Franco e Jô Soares.
Na segunda parte dos artistas que fizeram história do SBT exibida em 4 de junho, o humor de Dercy Gonçalves (Fala Dercy e A Praça É Nossa) e suas inúmeras participações na emissora foram um dos destaques. Além da comediante, foram mostrados momentos de Marília Gabriela (De Frente Com Gabi), Otávio Mesquita (Fantasia, Tempo de Alegria e Bom Dia Legal – quadro do Domingo Legal), Goulart de Andrade (SBT Repórter), Athayde Patreze (Athayde Patreze Repórter e Ricos e Famosos), Joyce Pascowitch (Programa Joyce Pascowitch), Mônica Waldvogel (Dois a Um), Netinho de Paula (Show da Gente) e Raul Gil (Programa Raul Gil).

Novelas (11 de junho de 2011)[9]

As novelas exibidas pelo SBT, tanto as produzidas pela emissora e as de produção estrangeira foram tema do sexto especial exibido dia 11 de junho. Destaque para Brasileiras e Brasileiros, As Pupilas do Senhor Reitor e os grandes sucessos Éramos Seis e Chiquititas . Novelas de texto de produções outros países como Antonio Alves, Taxista, Pérola Negra, Pícara Sonhadora, A Pequena Travessa Esmeralda, Cristal e as novelas mexicanas: destaque para Carrossel, a trilogia de novelas da atriz mexicana Thalia Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro; A Usupadora, Rebelde e entre outras.

 Ronald Golias (18 de junho de 2011)[10]

Esse especial foi uma coletânea para homenagear um dos mais ilustres comediantes do SBT: Ronald Golias. Todos os momentos mais marcantes da carreira de Ronald Golias começando pelo preto e branco Família Trapo (originalmente produzido pela Record em 1967) e indo até sua última aparição em A Praça é Nossa, mostrando aos telespectadores não só as piadas mais engraçadas do ator, mas também os momentos mais emocionantes de sua vida pessoal.

 Jornalismo (25 de junho de 2011)

O especial relembrou os grandes nomes que já passaram pelo jornalismo da emissora, como Boris Casoy, Carlos Nascimento, Roberto Cabrini, Hermano Henning, Rodolpho Gamberini, Christina Rocha, Ivo Morganti, chegando até o presente momento, com nomes como Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Cynthia Benini, Analice Nicolau, Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, o pionerismo do Aqui Agora, as matérias do SBT Repórter, as várias transmissões e os programas relacionados ao esporte, o programa Documento Especial, além das grandes reportagens de Roberto Cabrini para o Conexão Repórter.

 Chaves e Chapolin (2 de julho de 2011)[11][12]

Neste programa, o homenageado foram os seriados Chaves e Chapolin, exibido desde 1984 pela emissora. Criado pelo ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, completou 40 anos de sua primeira exibição no México. A atração é tida como um dos trunfos da emissora. O famoso garoto que mora em um barril teve sua história e de toda sua turma contada desde o início, curiosidades sobre os episódios, cenas de bastidores com o elenco e erros de gravação da atração, entrevistas que o SBT produziu com Roberto Bolanõs (Chaves) e (Chapolin) para o SBT Repórter, Viva a Noite e para o Domingo Legal, a entrevista de Édgar Vivar (Sr. Barriga) no Programa do Ratinho, a entrevista de Carlos Villagrán (Quico) para os programas Jô Soares Onze e Meia, Domingo Legal e Programa do Ratinho e a entrevista de María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) para o programa Falando Francamente em 2003. O SBT também revelou o que aconteceu com "episódios perdidos" de Chaves, que tanto irritam os fãs por nunca terem sido exibidos.

 Ratinho e Celso Portiolli (9 de julho de 2011)[13]

Dois grandes nomes do SBT tiveram sua trajetória contadas na atração: Os apresentadores Celso Portiolli e Ratinho. A homenagem a Ratinho relembrou os casos de DNA que movimentaram o programa do jornalista, além das polêmicas e dos quadros humorísticos. O programa também exibiu o que Celso Portiolli realizou nesses anos de emissora, desde quando era ator de pagadinhas do Topa Tudo Por Dinheiro, das tortadas que levou no Passa ou Repassa até chegar ao comando do Domingo Legal.

[editar] Hebe Camargo e Gugu Liberato (16 de julho de 2011)[14]

O telespectador poderá acompanhar a trajetória e os melhores momentos de Hebe Camargo durante seus anos de SBT. Como e quando surgiu o famoso selinho? As melhores entrevistas no clássico sofá, os polêmicos editoriais do programa que causaram alvoroço no país, além dos especiais que o SBT realizou para a atração, como suas viagens internacionais, o show na Sala São Paulo e muito mais. Uma oportunidade de rever também os melhores figurinos usados por Hebe em seu programa e os famosos bordões, como "linda de viver" e "gracinha".
Para relembrar os anos de Gugu Liberato na sua primeira emissora, a produção reservou os melhores momentos dos programas Domingo Legal, Viva a Noite, Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo, Cidade Contra Cidade, TV Animal e Corrida Maluca. Quadros de grande sucesso do Domingo Legal, como "ET e Rodolfo", "Táxi do Gugu", "Sentindo na Pele" e "Construindo um Sonho", que ainda é sucesso no SBT. E mais: as grandes coberturas jornalísticas do programa, como a do dia da morte dos Mamonas Assassinas.

 Programa Livre (13 de agosto de 2011)[15]

O "Festival SBT 30 Anos" encerra sua temporada neste sábado, 13 de agosto, mostrando a trajetória do Programa Livre. Apresentado por Serginho Groisman de 1991 a 1999, o programa estreou em agosto de 1991 como parte das comemorações de 10 anos da emissora na época. Sua maior característica era a plateia jovem, sempre disposta a instigar os entrevistados com suas perguntas espontâneas e divertidas.
A apresentadora Patrícia Abravanel vai mostrar ao telespectador os melhores momentos do "Programa Livre". Grandes nomes internacionais passaram por lá, como Sandra Bullock, Chris O´Donnell, Christopher Lambert, Talía, Shakira, Rick Martin, Ricky Martin, Bon Jovi, Kiss, Jamiroquai, Magic Johnson, entre outros.
Grandes nomes nacionais também foram convidados do programa, como Bussunda, Dráuzio Varella, Regina Duarte, Mamonas Assassinas, Roberta Close e Regina Casé. Além destes, outros momentos inesquecíveis serão relembrados, como quando o programa foi gravado direto do presídio Carandiru e os presos foram a platéia e também os entrevistados do programa, que contou com um debate marcante entre eles.
Serginho Groisman dá seu depoimento ao programa e lembra com orgulho e carinho dessa fase de sua carreira. Entre os episódios por ele lembrados está o dia em que a fita que continha todo o programa foi apagada, por engano, fazendo com que todos na produção ficassem desesperados. Além dele, os meninos do Jota Quest, André Vasco, Paulo Ricardo e Soninha Francine também falarão ao programa sobre a importância do Programa Livre.
No último bloco o programa vai revisitar todos os temas já produzidos pelo "Festival SBT 30 Anos". Em ordem cronológica, o programa abordou os melhores momentos de:
• A Praça é Nossa
• Programas Infantis
• Bozo
• Maiores personalidades da história da emissora
• Novelas
• Ronald Golias
• Jornalismo / Esporte
• Chaves
• Ratinho / Celso Portiolli
• Hebe / Gugu
• Casa dos Artistas
• Teleton
• Realitys
• Programa Livre

 Audiência

O programa estreou marcou uma média de 6 pontos e pico de 7, ocupando a terceira posição no ranking,[16] e desde então vem obtendo esse índice mantendo assim a posição isoladamente. No especial que homenageou Chaves e exibiu trechos dos "episódios perdidos", o programa atingiu pico de 10 pontos.[17]
fonte: wilkpédia