Obama pode anunciar campanha para

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pode anunciar na próxima semana seus planos para a reeleição e poderá apresentar a documentação de campanha à Comissão Eleitoral Federal na segunda-feira (4), disseram neste sábado (2) autoridades democratas.

A apresentação à comissão permitirá a Obama, um democrata, iniciar a arrecadação de fundos para a campanha de 2012 que, segundo previsões, quebrará o recorde em gastos políticos.
Duas autoridades democratas disseram que não havia uma decisão definitiva sobre o momento do anúncio ou da apresentação.
O terreno republicano de aspirantes à Presidência segue aberto e ninguém anunciou formalmente uma campanha até agora.
Pesquisas de opinião mostram que os eleitores estão divididos em relação a Obama. Uma média da Real Clear Politics de várias pesquisas mostrou que 47,4% dos norte-americanos aprovam o desempenho de Obama no cargo e 46,6% desaprovam.
Campanha
Obama está em meio a uma luta sobre o orçamento com os republicanos no Congresso e concentrou suas mensagens das últimas semanas em reduzir a dependência dos EUA do petróleo estrangeiro e investir na inovação e educação - temas que possivelmente destacará em sua campanha.
A média das pesquisas também mostra que Obama derrotaria possíveis candidatos republicanos, como o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, a ex-governadora do Alasca Sarah Palin e o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich.
No último dia 30, Obama disse que os Estados Unidos querem diminuir o uso de petróleo e aumentar o consumo de energias renováveis e limpas. Ele propôs cortar em um terço das importações de petróleo de seu país até 2020.
Para alcançar esta meta, o presidente propôs o aumento da produção nacional, através de novas explorações e do uso de energias limpas, desde biocombustíveis até gás natural.
Ele lembrou que no ano passado a produção petrolífera americana obteve seu nível mais alto desde 2003, e pela primeira vez em uma década o petróleo importado representou menos da metade que o combustível líquido consumido.
Obama prometeu que nos próximos dois anos serão criadas pelo menos quatro biorrefinarias de última geração. Obama também defendeu a fabricação de veículos que precisem de menos derivados de petróleo, ao lembrar que 70% do consumo desta matéria-prima é usada em transporte.
Líbia
A mesmo tempo, Obama tem defendido a participação dos EUA nas operações militares na Líbia. Obama recentemente assinou uma ordem que autoriza o apoio secreto do governo americano às forças rebeldes que tentam derrubar o líder líbio, Muammar Gaddafi.
Em entrevista à rede americana NBC na terça-feira (29), ele disse que Gaddafi "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento". Ele afirmou ainda que os EUA não descartam a possibilidade de prover equipamento militar aos rebeldes.